Vamos nos exercitar!

Olá, queridos amigos!

Já fez sua atividade física hoje?
Se a resposta foi sim, parabéns. Se não, ainda é tempo de começar, vista uma roupa confortável, um par de tênis e vamos por esse corpo para trabalhar.

Um abraço!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Músculos do CORE


Com a alta do Pilates e Treinamento Funcional fala-se muito em músculos do CORE. Você sabe o que significa? 

São músculos da região central do nosso corpo, a sua tradução inclusive é núcleo. São eles os músculos abdominais, reto abdominal, oblíquos e transverso, múculo latíssimo do dorso, glúteos, adutores e abdutores do quadril, eretores da espinha, quadrado lombar, em geral músculos do tronco. Porém ainda  há controvérsias entre autores sobre quais são realmente os músculos do core.
O mais importante é que esses músculos são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e postura, por isso são tão importantes, pois são exigidos em todos os momentos de nossa vida.
E já concenso que a melhor forma de trabalhar esse músculos é através de exercícios de instabilidade que são muito comuns nas aulas de pilates e no treinamento funcional, pois eles exigem um grande recrutamento desses músculos durante os exercícios.
Alguns exercícios que já são velhos conhecidos nossos como os agachamentos e os abdominais também são muito eficientes no trabalho do CORE. Logo a nossa boa e velha músculação trabalha com muita eficiência também. Com a vantagem de toda sua segurança na utilização das cargas, amplitudes e grande quantidadesde estudos já existentes.
Eu particularmente tenho usado bastante com meus alunos exercícios com a bola, trx e plataformas de equilíbrio. São exercícios gostosos e desafiantes, que exigem mesmo trabalho de força e concentração.
Para os apaixonados por exercícios aeróbios como corrida, esses músculos também devem ser trabalhados a parte devido ao impacto contínuo na coluna, desequilíbrios constantes e a dificuldade de manter a boa postura se a musculatura estiver fraca.
Então galera, bora pra academia cuidar do nosso futuro!
Beijos e Bom Fim de Semana.



sexta-feira, 13 de maio de 2011

TRX- training

  Hoje estou animada para escrever no blogg...rsrs
  Na verdade esse post eu já queria ter escrito antes, mas essa semana passei estudando horrores, para a prova de amanhã da minha pós.
   TRX-training, é uma modalidade de treinamento, muito utilizado em treinamento funcional, são exercícios realizados em suspensão, através de umas fitas específicas, esse treinamento está super em alta nas academias. O legal dos exercícios com o TRX é que eles são realizados em instabilidade, que gera um maior recrutamento de músculos abdominais, músculos eretores da coluna e uns músculos bem profundos próximos a coluna vertebral, chamados multífedos, que geralmente são bem difíceis de ser trabalhados. Além de ser uma atividade altamente desafiadora. Eu particularmente achei bem divertido, além de puxado, e meus alunos gostaram bastante.

  O TRX foi criado para os soldados Norte-Americanos do Seal, poderem treinar em qualquer lugar fora do centro de treinamento e manter seus bons níveis de força. O TRX só precisa de um lugar relativamente alto para prender a fita, tipo uma trave, inclusive no kit TRX vem um acessório para prendê-lo em cima da porta.

  No youtube tem uma série de vídeos para que ficar curioso e quiser saber mais,
Achei esse vídeo aqui bem legal, ele mostra vários exercícios, confesso que tentei fazer alguns e sofri...rsrs mas realmente são muito desafiadores e tem o trabalho muscular muito forte!
Mais uma vez só fica parado quem quer!!!
Beijos

Resultados da Corrida e Caminhada do Graac

Olássss!!!!

Sei que estou um pouco atrasada, mas quero fala que fiquei muito feliz com a participação das minhas queridas alunas, dos meus queridos alunos, do meu querido namorado, da minha querida irmã, e do meu querido cunhado!!!! rsrsrs As meninas me surpreenderam em sua primeira participação em corridas, o Gú também mandou muuuito bem!!!!
Segue uma fotinho da tchurminha toda reunida após a corrida...

Foi muito legal!!!! Valeu mesmo!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Doenças crônicas são a maior causa de mortes no mundo segundo a OMS

  Como toda santa segunda-feira, hoje é dia de começar a se cuidar, dieta, atividade física aquela velha história.
Mas para quem precisa de um motivo a mais, aí vai:
  A OMS- Organização Mundial de Saúde, divulgou que doenças crônicas como cancêr, diabetes e problemas cardíacos matam mais do que todas as outras doenças juntas. Só elas somam 63 % das mortes no mundo.
  Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente por falta de atividade física, 2,8 milhões de pessoas morrem devido a obesidade, 2,5 milhões morrem pelo alto consumo de álcool e cerca de 6 milhões de pessoas morreram devido ao tabagismo (inclui-se aí os fumantes passivos). Triste né!
  Mesmo com programas dos governos para diminuir sal e gordura dos alimentos e promover atividade física, se não houver uma consciêntização da nossa parte esses números não vão melhorar.
  Então vamos aproveitar a segundona  para começar a atividade física e melhorar a saúde do mundo!!!

  Beijos!!!!




quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dani Rosenbaum Personal Trainer: Vamos correr? 11ª Corrida e Caminhada GRAACC

Dani Rosenbaum Personal Trainer: Vamos correr? 11ª Corrida e Caminhada GRAACC: " Dia 08 de Maio teremos a 11º Corrida e Caminhada Graacc- Combatendo e Vencendo o Cancêr Infantil. É no próximo domingo, Dia da Mães!!..."

Vamos correr? 11ª Corrida e Caminhada GRAACC


  Dia 08 de Maio teremos a 11º Corrida e Caminhada Graacc- Combatendo e Vencendo o Cancêr Infantil.

  É no próximo domingo, Dia da Mães!!!! Uma ótima oportunidade para comemorar o Dia das Mães com saúde. Por que não presentear sua mãe com uma inscrição para esse evento? Para as mães que ainda não praticam atividade física tem a caminhada de 3,1 km e para as mamães que já são atletas tem a corrida de 10 km. Belo presente né, você pode presenteá-la com saúde e com a sua companhia. E aínda de quebra ajuda GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer , uma organização não governamental que garante a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, com qualidade de vida.
  
O objetivo desse evento é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e dar um grande passo nas
obras de expansão do Instituto de Oncologia Pediátrica, hospital administrado pelo GRAACC em parceria técnica-científica com a Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.
    Vamos lá amigos, começar o Dia das Mães com saúde, alegria e ajudando quem precisa?
                                          As inscrições estão abertas!

Mais informações no site da corpore:

Ah euzinha, o Gustavo, a Fabíola e o Guilherme (Pascal) ou os Lindo-lhes (rsrsrs), minha irmã Priscila e o Gabriel meu cunhado, já fizemos nossas inscrições!!!! Quem se animar pode vir conosco!!!!   :)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

  Você sabia que 20% dos brasileiros tem hipertensão arterial, e que no mundo chega a um bilhão de pessoas!
  A hipertensão arterial é a pressão arterial aumentada. Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, maus hábitos alimentares e herança genética são principais fatores que levam a hipertensão arterial.
  Quem está dentro do perfil de ter hipertensão arterial é bom ficar de olho, aferir constantemente a pressão arterial, e tendo vários dias os valores acima do 12mmHg/8mmHg ou 12/8, é procurar um médico. A hipertensão arterial além de ser a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC, conhecido como derrame cerebral), a hipertensão arterial está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e à insuficiência cardíaca (falência do coração ao bombear sangue). 
  E a melhor forma de evitar a doença é adquirir hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada e é claro atividade física!
  Vamos cuidar dos nossos corações né amigos!!!


obs: link da imagem: http://boletimsaudeudi.blogspot.com/2010/04/dia-nacional-de-prevencao-e-combate.html

terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que fazer musculação?

Na hora de escolher uma atividade física, mil dúvidas aparecem, claro já que temos diversas
opções de atividades. E então, porque a musculação?
A musculação é o exercício mais eficiente e seguro!
Isso mesmo a musculação promove adapçãoes úteis no nosso organismo, previne, trata, retarda e reverte doenças. E é segura porque podemos adaptar os exercícios as necessidades de cada aluno e é uma atividade que podemos controlar todas as suas variáveis, como séries, repetições, cargas, posições de conforto entre outras.
Com o treinamento o organismo tende a se adaptar gerando algumas modificações, morfológicas e funcionais. As adaptações morfológicas se referem a composição corporal, aumenta a massa óssea, aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda. Nas adaptações funcionais temos melhora nas funções orgânicas, aumento da aptidão física e maior capacidade de realizar esforços.
Muitas vezes quando pensamos em emagrecer logo pensamos em exercícios aeróbios porque gastam mais calorias, e é verdade, porém a musculação leva ao ganho de massa muscular, que com o tempo leva a uma gasto calórico basal maior, com 2 kg de massa muscular a mais em um ano perdemos 1 kg de gordura. Ainda para os que preferm os exercícios aeróbios, como a corrida, a musculação ajuda a previnir lesões ósseas e musculares, e o aumento de força melhora o desempenho na corrida.
Para aquele com problemas na coluna o problemas articulares a musculação é adaptada de forma que os exercícios sejam realizados com conforto e eficiência para desenvolver a musculatura e assim aliviar as dores e até reverter lesões.
Para as pessoas com problemas cardiovasculares ou respiratórios a musculação por ser praticada com séries curtas, cargas controladas e intervalos maiores assim se torna uma atividade sem grande sobrecarga na frequência cardíaca, sendo segura e promove assim as adaptações já citadas.Pessoas com anginas, arritmias que nem aguentam caminhar conseguem tranquilamente praticar musculação.
E os idosos? O idoso tem a massa óssea muito diminuida, diminuindo assim sua força o que leva a perda da capacidade de realizar coisas simples, como sentar e levantar sem ajuda. A musculação promove um ganho de força e com o desenvolver do treinamento promeve também o ganho de massa muscular.
Viu como a musculação é uma atividade física para todos?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Possível causa de confusão mental em idosos

Bom dia queridos amigos,
Recebi esse artigo e achei muito interssante, fui conferir e é real. Então achei legal passar a matéria inteira por aqui.

Esse artigo foi escrito pelo Doutor Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? *
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".  
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"   
Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta...

E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária; 
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. 
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. 

Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos
batimentos cardíacos "batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.


Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.


Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.

Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs ( nós mesmos): tornem voluntário o hábito de beber líquidos. 
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco,leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi,laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas,botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar,atenção:
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sensação de bem-estar causada pelo exercício.

  Já estamos chegando ao final de Janeiro, e já está mais do que na hora de cumprir aquela velha promessa de ano novo, começar a praticar exercícios físicos.
  Além dos benefícios que já conhecemos, a atividade física nos proporciona uma outra coisa muito bacana, que é o bem-estar. E como?
  Atividade física, principalmente aeróbia, moderada ajuda a liberar endorfina, que é a responsável pelo relaxamento e sensação de prazer após o exercício. Então vamos falar mais sobre a bendita endorfina!
  ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer. É  um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.



  O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?

• Melhoram a memória;
• Melhoram o estado de espírito (bom humor);
• Aumentam a resistência;
• Aumentam a disposição física e mental;
• Melhoram o nosso sistema imunológico;
• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;
• Aliviam as dores.


   Ainda não se sabe, quanto tempo demoramos para liberar endorfina durante o exercício e nem quanto tempo seu efeito dura.Mas sabemos que não precisa ser exercício muito longo, apenas meia hora pedalando, já é o suficiente, para sentirmos os efeitos da endorfina. 
   Está aí mais um motivo para praticarmos atividade física regular!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Doença de Parkinson e atividade física


     A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurológico progressivo causado pela degeneração de neurônios da substância negra responsáveis pela produção de dopamina, neurotransmissor relacionado principalmente com a função de coordenação dos movimentos. (Hauser & Zesiewicz, 2001). As razões da perda progressiva dessas células ainda estão sendo pesquisadas, entre as possibilidades incluem vírus, envenenamento do meio ambiente e alterações químicas do cérebro.
   As características motoras da DP relacionam-se com tremor em repouso; bradicinesia (lentidão na execução de movimentos), rigidez (hipertonia plástica, acometendo a musculatura flexora, determinando alterações típicas de postura) e distúrbio de equilíbrio (decorrente da perda de reflexos de readaptação postural). Embora haja exceções, quando pelo menos dois desses quatro tipos de sinais clínicos estão presentes, grandes são as chances do paciente ser portador da DP. (Teive, 2000). Em estágios mais avançados a DP pode apresentar outras complicações, como:
Hipotensão ortostática, distúrbios gastrointestinais, distúrbios respiratórios, distúrbios sexuais, distúrbios sensitivos e dor e distúrbios do sono.

De acordo com a escala de Hoehn e Yahr, desenvolvida na década de 60,  a DP é classificada em 5 estágios conforme o nível de gravidade. (Hauser & Zesiewicz, 2001)
  • Estágio I: manifestações unilaterais da DP, incluindo as principais características: tremor, rigidez e bradicinesia.
  • Estágio II: manifestações bilaterais acima mencionadas, possíveis anormalidades da fala, postura fletida e marcha anormal.
  • Estágio III: agravamento bilateral das manifestações da DP, somadas aos distúrbios de equilíbrio.
  • Estágio IV: agravamento dos estágios anteriores; neste estágio os pacientes são incapazes de viverem de forma independente.
  • Estágio V: pacientes necessitam do auxílio de cadeira de rodas, ou estão confinados ao leito.

    Sua prevalência é em indivíduos idosos de ambos os sexos, mas também pode surgir em jovens. Os indivíduos que sofrem com o DP além dos distúrbios físicos, também sofrem com problemas psicológicos como depressão, ansiedade angústia. E distúrbios cognitivos, como dificuldade de concentração e memorização.  Além de que com o tempo eles tendem a se isolar devido sua dificuldade na realização doa movimentos. 

    Atividade Física

    Ainda não existe cura para a Doença de Parkinson, mas além de cirurgia, remédios, fisioterapia a atividade física podem ajudar a retardar o progresso da doença.
    A atividade física apresenta auxílio não só nos aspectos motores, mas também nos aspectos psicológicos e sociais, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.
     Smith (2003); Sasco et al (1992), sugerem que a atividade física possui um efeito neuroprotetor sobre o cérebro, auxiliando na proteção de várias doenças neurodegenerativas. Segundo seus estudos realizados com ratos, os exercícios poderiam diminuir a vulnerabilidade da dopamina à agentes agressores. A plasticidade do cérebro e seu poder regenerador podem ser melhorados com a atividade física.
    Diversos estudos já comprovaram que a caminhada contribui para as atividades de vida diária, marcha e na performance motora, conseguindo resultados superiores daqueles obtidos apenas com o manejo da fisioterapia de forma isolada.
    O portador de Parkinson também pode praticar esportes, como squash, tênis, natação entre outros, só precisa ser adequado a sua condição e atentar a sua segurança. Se uma pessoa ativa físicamente descobrir que tem DP pode continuar praticando seu esporte tranquilamente.
    Os exercícios de força também são excelentes para quem tem DP, melhorando a força muscular ajuda no equilíbrio, postura, e desacelera  a perda de força muscular, diminui o tremor, melhora a coordenação motora.
    Eu pessoalmente gosto muito das atividades aquáticas, como a hidroginástica, pois a água diminui o peso corporal, facilita o relaxamento muscular para realizarmos os exercícios de alongamento com mais facilidade, facilita a execução dos movimentos, diminui a imagem de quem está ao lado. Assim temos um ambiente agradável e prazeroso. E além dos benefícios físicos, a aula de hidroginástica é um ótimo momento para socialização. 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011

Olá Queridos amigos,

O Ano Novo já chegou, e como sempre com grandes promessas, e é claro que cuidar melhor da saúde sempre está entre as promessas. Afinal quem não quer perder dois quilinhos, começar a correr, fazer mais exrecícios, melhorar a alimentação...etc etc.
Eu já comecei hoje mesmo, corri meia hora, fiz musculação e uma aula de pilates, para aproveitar que estou com a agenda bem tranquila essa semana. E você já começou sua atividade física????
Portanto amigos, quem tiver dúvida sobre atividade física é só deixar um recadinho e falaremos sobre o assunto.

Feliz 2011 para todos, muita saúde, energia e disposição.
Beijos!!!!