Com a alta do Pilates e Treinamento Funcional fala-se muito em músculos do CORE. Você sabe o que significa?
São músculos da região central do nosso corpo, a sua tradução inclusive é núcleo. São eles os músculos abdominais, reto abdominal, oblíquos e transverso, múculo latíssimo do dorso, glúteos, adutores e abdutores do quadril, eretores da espinha, quadrado lombar, em geral músculos do tronco. Porém ainda há controvérsias entre autores sobre quais são realmente os músculos do core.
O mais importante é que esses músculos são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e postura, por isso são tão importantes, pois são exigidos em todos os momentos de nossa vida.
E já concenso que a melhor forma de trabalhar esse músculos é através de exercícios de instabilidade que são muito comuns nas aulas de pilates e no treinamento funcional, pois eles exigem um grande recrutamento desses músculos durante os exercícios.
Alguns exercícios que já são velhos conhecidos nossos como os agachamentos e os abdominais também são muito eficientes no trabalho do CORE. Logo a nossa boa e velha músculação trabalha com muita eficiência também. Com a vantagem de toda sua segurança na utilização das cargas, amplitudes e grande quantidadesde estudos já existentes.
Eu particularmente tenho usado bastante com meus alunos exercícios com a bola, trx e plataformas de equilíbrio. São exercícios gostosos e desafiantes, que exigem mesmo trabalho de força e concentração.
Para os apaixonados por exercícios aeróbios como corrida, esses músculos também devem ser trabalhados a parte devido ao impacto contínuo na coluna, desequilíbrios constantes e a dificuldade de manter a boa postura se a musculatura estiver fraca.
Então galera, bora pra academia cuidar do nosso futuro!
Beijos e Bom Fim de Semana.