Vamos nos exercitar!

Olá, queridos amigos!

Já fez sua atividade física hoje?
Se a resposta foi sim, parabéns. Se não, ainda é tempo de começar, vista uma roupa confortável, um par de tênis e vamos por esse corpo para trabalhar.

Um abraço!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que fazer musculação?

Na hora de escolher uma atividade física, mil dúvidas aparecem, claro já que temos diversas
opções de atividades. E então, porque a musculação?
A musculação é o exercício mais eficiente e seguro!
Isso mesmo a musculação promove adapçãoes úteis no nosso organismo, previne, trata, retarda e reverte doenças. E é segura porque podemos adaptar os exercícios as necessidades de cada aluno e é uma atividade que podemos controlar todas as suas variáveis, como séries, repetições, cargas, posições de conforto entre outras.
Com o treinamento o organismo tende a se adaptar gerando algumas modificações, morfológicas e funcionais. As adaptações morfológicas se referem a composição corporal, aumenta a massa óssea, aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda. Nas adaptações funcionais temos melhora nas funções orgânicas, aumento da aptidão física e maior capacidade de realizar esforços.
Muitas vezes quando pensamos em emagrecer logo pensamos em exercícios aeróbios porque gastam mais calorias, e é verdade, porém a musculação leva ao ganho de massa muscular, que com o tempo leva a uma gasto calórico basal maior, com 2 kg de massa muscular a mais em um ano perdemos 1 kg de gordura. Ainda para os que preferm os exercícios aeróbios, como a corrida, a musculação ajuda a previnir lesões ósseas e musculares, e o aumento de força melhora o desempenho na corrida.
Para aquele com problemas na coluna o problemas articulares a musculação é adaptada de forma que os exercícios sejam realizados com conforto e eficiência para desenvolver a musculatura e assim aliviar as dores e até reverter lesões.
Para as pessoas com problemas cardiovasculares ou respiratórios a musculação por ser praticada com séries curtas, cargas controladas e intervalos maiores assim se torna uma atividade sem grande sobrecarga na frequência cardíaca, sendo segura e promove assim as adaptações já citadas.Pessoas com anginas, arritmias que nem aguentam caminhar conseguem tranquilamente praticar musculação.
E os idosos? O idoso tem a massa óssea muito diminuida, diminuindo assim sua força o que leva a perda da capacidade de realizar coisas simples, como sentar e levantar sem ajuda. A musculação promove um ganho de força e com o desenvolver do treinamento promeve também o ganho de massa muscular.
Viu como a musculação é uma atividade física para todos?

2 comentários:

  1. Dani, adorei a reportagem sobre musculação. É um estímulo para algum dia eu voltar a fazer esta atividade em academia, hehe, e para continuar levantando meus pesinhos em casa...
    Parabéns pelo blog!
    bjs!
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Ah Thá
    volta a treinar sim!!!! vai te fazer bem!!!!
    E obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir