Vamos nos exercitar!

Olá, queridos amigos!

Já fez sua atividade física hoje?
Se a resposta foi sim, parabéns. Se não, ainda é tempo de começar, vista uma roupa confortável, um par de tênis e vamos por esse corpo para trabalhar.

Um abraço!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alongamento e lombalgias


  Com certeza você já sentiu dor ou desconforto na região lombar, ou então já ouviu alguém reclamando que está com dor no "ciático". Provavelmente, isso é uma lombalgia, que na maioria das vezes é causada por falta de força muscular e falta de alongamento.
  Essas dores costumam sumir, em média de três meses de prática de exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.
  Algumas sugestões:
  • O alongamento deve ser realizado o maior número de vezes possíveis, ou no mínimo 3 vezes por semana;
  • Deve-se realizar um aquecimento antes de começar os alongamentos, para aumentar a circulação sanguínea e diminuir as viscosidade nos músculos e articulações;
  • O tempo de cada exercício pode variar de 20 segundos a 60 segundos, depende do seu objetivo, assim como o número de exercícios e as séries de cada um, mas quem vai determinar isso é o professor;
  • Se houver alguma articulação já dolorida, execute os movimentos com delicadeza;
  • Realize-os de forma lenta e contínua, sem fazer balanceios ou movimentos balísticos, postura correta e respiração natural, não prenda a respiração;
  •  Tente chegar ao limite máximo de cada movimento, até onde sentir uma pequena tensão, sustentando o alongamento neste ponto. A idéia de que precisa sentir dor para se alongar bem é errada.
  • Não ultrapasse seus limites.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas! E, nesse frio, quando ficamos ainda mais parados, alongamento é fundamental!! Beijos, Deia.

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