Vamos nos exercitar!

Olá, queridos amigos!

Já fez sua atividade física hoje?
Se a resposta foi sim, parabéns. Se não, ainda é tempo de começar, vista uma roupa confortável, um par de tênis e vamos por esse corpo para trabalhar.

Um abraço!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Qual é o melhor exercício?

Muitas vezes nos perguntamos qual é o melhor exercício, ou o exercício que "pega" mais. A resposta é: depende!!! Isso mesmo depende. Depende dos objetivos do seu treino, do seu nível de treinamento, se você já tem alguma lesão articular....
Mas ainda sim tem algumas dicas importantes na hora de escolher os exercícios. Nós mulheres normalmente temos preferência em ênfase em pernas e glúteos. E um dos exercícios preferidos da mulheres é o agachamento, e realmente ele é um exercício excelente. Mas temos algumas diferenças na execução, se o agachamento for realizado até os 90 graus ele trabalha 50% da musculatura dos glúteos, e aproximadamente 64% da musculatura do reto femural. Quando passamos dos 90 graus realizamos o agachamento completo, o recrutamento da musculatura dos glúteos chega a 80% e a 67,9% dos reto femurais, mas também aumenta a compressão articular. Também podemos aumentar o trabalho dos glúteos usando um pouco de inclanação na esteira, apenas o nível 1 já leva o recrutamento do glúteo para 50%. E os exercícios com caneleiras recrutam apenas 20% dos glúteos, e deve prestar atenção a coluna lombar durante a execução.
Os músculos posteriores das coxas, os ísqueostibiais podem ser trabalhados na mesa flexora, recrutando aproximadamente 90% de suas fibras, no stiff aproximadamente 90%, e no nosso amigo agachamento, com aproximadamente 40%. O stiif também é excelente para fortalecer a região lombar, só deve ter cuidado com sua execução.
Para os membros superiores, faz diferença o tipo de puxada feita no pulley? Sim e muita! A puxada com triângulo tem uma ótima eficiência, utiliza 80% do grande dorsal, 90% dos musculos peitorais e 80% do deltóide posterior. O Puxada pela frente do rosto trabalha 100% do grande dorsal, 60% do peitoral e 50% do deltóide posterior.
Para os pequenos músculos dos braços, como bícep e tríceps, todos os exercício utilizado normalmente trabalham 100% de suas fibras, a variação da técnica que pode otimizar sua execução e logo o recrutamento.
E os abdominais? Os exercícios realizados sobre a bola são uma ótima opção, por contar com a instabilidade.

2 comentários:

  1. Ainda bem que tenho uma personal que entende TUDO de exercícios físicos! Beijinhos, Deia.

    ResponderExcluir
  2. legal....boas infos é sempre bom....parabens

    ResponderExcluir