Vamos nos exercitar!

Olá, queridos amigos!

Já fez sua atividade física hoje?
Se a resposta foi sim, parabéns. Se não, ainda é tempo de começar, vista uma roupa confortável, um par de tênis e vamos por esse corpo para trabalhar.

Um abraço!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como identificar um AVC

AVC ou acidente vascular cerebral, é um disturbio na irrigação sanguínea do cérebro. A vítima podem sofrer danos cerebrais sérios, sem que as pessoas em volta percebam os sintomas. É importante saber reconhecer os sintomas do AVC, assim você pode ajudar alguém ou se ajudar, pois quanto mais demorar para levar a vítima ao atendimento, maiores podem ser os danos, ou pior pode não dar tempo para a vida da pessoa.

Reconheça os sintomas de um AVC:


1- Dormência ou fraqueza súbita na face, braços ou pernas, especialmente se lateralizada

2- Confusão súbita, problemas de fala ou de compreensão

3- Dificuldade em enxergar com um ou ambos os olhos

4- Problemas súbitos de locomoção, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora

5- Dor de cabeça súbita ou severa, sem causa aparente.

 Descubra se os sintomas são novos. Qualquer destes sintomas podem ser causados por outras condições, mas o que faz com que sejam característicos de um AVC é que eles surgem subitamente. Por exemplo, uma pessoa pode ter um ferimento antigo que previne parte dos movimentos da boca, e neste caso este sintoma não é causado por um derrame.


Procure tratamento médico emergencial se qualquer um dos sintomas acima se apresentarem subitamente. Informe ao atendente que há razões para acreditar que a pessoa sofreu um AVC, e responda as perguntas. Quando a equipe de emergência chegar, informe-os de que a pessoa teve um AVC.

Não deixe que a pessoa coma ou beba até que tenha sido testada e tratada por pessoal médico qualificado. Mais de um terço das pessoas afetadas por um AVC tem problemas em engolir, o que pode levar a asfixia.

Qualquer pessoa pode ter um AVC, a qualquer momento. Não presuma que porque alguém é jovem e com boa forma física que ela não está tendo um AVC. Se identificar quaisquer dos sintomas acima, aja com rapidez, sem exceções.

Para quem se interessa pelo assunto, uma neurocientista Norte-americana, relatou o próprio AVC, e sua recuperação. É um único vídeo, mas como é bem grande está dividido em 3. Vale muito a pena assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=DxIlrP1NZmU
http://www.youtube.com/watch?v=wvggmKwoc1s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UKm-5S3N_Ac&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário